domingo, 20 de março de 2011

Sentimento não se cobra

Você já se pegou morrendo de saudades de alguém? Já morreu de medo de perder um amigo, um parente, a própria casa, o emprego, seu amor?

Bem, eu não sei você, mas todas as alternativas acima já aconteceram comigo. Fosse porque não cultivei o relacionamento o suficiente, fosse porque não havia interesse da outra parte, fosse porque simplesmente não era para ser.

Há momentos na vida, dentro de toda essa capacidade limitada de se entender e quiçá o próximo, em que a gente se vê tentando se apegar a qualquer fagulha de algo que existiu (ou se pensou existir). Se vê segurando qualquer traço do que passou, qualquer migalha que ficou no meio do caminho. Tudo, a fim de sentir de novo aquele calor, aquela alegria infinita, aquela vontade de fazer o tempo parar.

Hoje mesmo, li um post de um amigo que dizia: "relacionamentos não vêm com certificado de garantia", e tive que concordar. O que, às vezes, parece eterno em um dia, se perde completamente na noite seguinte. Na maior parte das vezes, você nem sabe o porquê. Nem sabe que não agradou, que, de alguma forma, "errou", que fez ou disse algo que supostamente não deveria. Ou mais: acabou, porque o sentimento (seu ou do outro) não era tão profundo assim. Ou ainda: acabou, porque você (ou ele) nem sabia o que realmente queria dessa relação.

E isso me faz lembrar que tudo isso tem a ver com expectativa - o caminho mais curto para a frustração certeira! A expectativa de que o outro corresponda, de que sinta a mesma coisa que você. A ânsia de que vocês estejam no mesmo momento, queiram as mesmas coisas, se queiram da mesma forma...

Guess what? Na grande parte das vezes, se é você que sente essa frustração, pode apostar comigo que isso está só com você... E mais: não há a menor possibilidade de cobrar o outro por isso. Cobrar o quê, cara pálida? Vai cobrar sentimento? Vai cobrar que ele se importe em querer saber como é que foi o seu dia? Vai cobrar atenção? Que ele te pergunte se você prefere a comédia à ação? Vai cobrar consideração? Que venha conversar e dizer a verdade sobre o que pensa e sente em relação a você? Vai cobrar reconhecimento e sinceridade?

Sinto muito por frustrar suas expectativas, mas sentimento é algo que não se cobra. Só se sente. Ou não sente. E se você percebe que o negócio só parte de você, seja com um grande amor seja com um emprego grandioso, te aviso logo (e só porque te gosto muito): acorda e parte pra vida!

O mais curioso é que, quando se tem tanto medo de perder algo ou alguém, não se percebe que algo/ alguém muito mais precioso já se foi: você mesmo. Antes de perder alguém ou um sonho, você já se perdeu ao colocar todo o seu amor, sua consideração, seu respeito e dedicação em outra pessoa, em uma situação externa, em qualquer outrem que não você mesmo.

Mas se nada disso faz parte da sua realidade hoje e tudo o que você sente é recíproco em suas relações, aqui vão os meus parabéns, o desejo de que você me ligue para me contar o "faça você mesmo" disso tudo e um versinho pra te deixar ainda mais feliz:

"No fim desses dias, encontrar você que me sorri, que me abre os braços, que me abençoa e passa a mão na minha cara marcada, na minha cabeça confusa, que me olha no olho e me permite mergulhar no fundo quente da curva do teu ombro.... mergulho no cheiro que não defino, você me embala dentro dos seus braços e você me beija e você me aperta e você me aquieta repetindo que está tudo bem, tudo, tudo bem..." - Caio F. Abreu

Um beijo meu!

2 comentários:

  1. Ai, ai Ana....... rs!!!!!!!!!!!

    Tenho passado por momentos tão incríveis de auto-conhecimento e exepriências profundas com Deus. Creio que Ele usa pessoas para nos falar coisas, e lhe digo com toda certeza, Ele usou você hoje para falar comigo.... fala a verdade, você escreveu isso pensando em mim?!!!!! rs
    Imagina, você nem sabe das coisas que tenho passado, vivido, enfim... Deus é maravilhoso mesmo, fala com agente, só precisamos dar os ouvidos e ouvir!

    Tudo lindo como sempre...

    Um beijo meu tb pra vc!

    Ana Lucia.

    ResponderExcluir
  2. Deus é incrível mesmo, Aninha. Ele tem uma capacidade ímpar de nos utilizar para abençoar nossos propósitos e fazer de Seus filhos interecessores da Sua palavra.

    É... a vida não é fácil, mas ninguém disse que é para ser impossível. Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um colo, de uma palavra amiga, de uma passada de mão na cabeça. Sinta-se acolhida por mim e por Ele agora. Tudo vai ficar bem. Tudo, tudo vai ficar bem.

    Um beijo totalmente carinhoso e afetuoso para você!

    ResponderExcluir