sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Há pessoas e pessoas

É engraçado como a gente vai vivendo situações na vida, que nunca imaginou passar. Mas é como se a vida fosse costurando uma trama muito própria. Desenhos fossem sendo montados a partir das decisões que a gente toma - consciente ou inconscientemente.
Eu sei que parece meio filosófica a abertura desse post, mas é porque muitas cenas (com a devida trilha sonora!) me vêem à mente, em momentos como esse. Lembro-me de, nos últimos dias, ter conversado com alguns amigos, lido posts de outros tantos, e visto que a desesperança quanto às pessoas tem crescido e isso é preocupante.

Óbvio que é de se entender. Ultimamente, notícias ruins predominam em todo canto e fica difícil à beça enxergar que a vida vai além. Que ainda há sim gente do bem, pessoas que se predispõe a te ajudar simplesmente porque elas querem e porque, afinal de contas, não custa nada fazer uma gentileza.

Eu mesma me vejo em dias em que é praticamente impossível enxergar o lado brilhante da vida. Seja porque não estou no melhor dos meus humores, seja porque o dia foi muuuuito duro, seja porque tem gente que sabe e gosta mesmo de ser ruim. Mas isso tudo faz parte. E eu também sei que é fácil dizer isso e o difícil está em ser evoluído o suficiente para ignorar e não dar poder ou um tamanho exacerbado a quem não o merece.

Mas a realidade é que se a gente desiste das pessoas, das pequenas gentilezas do dia a dia, de deixar um sorriso escapar porque viu algo bonito ou engraçado, então, é como se a gente dissesse que nada mais realmente vale a pena. É como se atestássemos o próprio fracasso diante da vida e assumíssemos que nada mais faz sentido.

E eu acho que é muito miserável se viver assim. Sentir-se desta forma apenas de vez em quando é normal, porque ninguém é de ferro. Por vezes, a gente dá de cara com gente pouco decente ou se vê em meio a situações que jamais imaginou que passaria. Mas também, por vezes, a gente é surpreendido por uma ligação de alguém que a gente já amou muito um dia, por um bilhete de um amigo querido encontrado no meio de um livro, por um braço estendido de alguém que a gente não esperava. E posso atestar que conheço uns bons pares destas raras pessoas, o que me faz acreditar que nem tudo está perdido.

O joio do trigo
No fim das contas, a vida é feita de momentos. É feita de pessoas que acertam e que erram. Que têm intenção de ser boas e as que têm intenção de ser más. E o melhor disso é poder tirar um tempo para refletir e enxergar tudo com mais clareza, e separar sim quem vale estar do seu lado e quem não vale.

Ao longo dos últimos tempos, me dei conta de que existem vários tipos de pessoas no mundo. Pessoas que são profundas quanto à essência e outras que não são e nem fazem questão de ser. Pessoas que páram para pensar, antes de tomar uma atidude, e outras que não. Aquelas que refletem se o que decidiram causará algum dano às outras, e aquelas que não. E tudo bem.

Penso que cada um deve viver como melhor quiser, mas é importante que também se conscientize de que não vai receber flores, se soltar os cachorros nos outros. Que não vai ser recebido com sorrisos, se constantemente pisar na bola. Mas àqueles que parecem ter a generosidade como sobrenome, estes sim serão sempre bem vindos e com muita alegria. A estes, dedico toda a minha bondade, lealdade, o meu bom coração, os meus sorrisos. A estes, eu digo: stand by me.

Um beijo meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário